O PERFIL DO VENDEDOR DE SUCESSO

A forma como realiza a venda determina o perfil do vendedor. Qual o perfil ideal? Como é um vendedor de sucesso?

Não existe um tipo ideal. Com o tempo os bons vendedores desenvolvem um estilo próprio. Transmitem uma aparência de personalidade forte, sólida consciência de valor e isso se transporta para a própria maneira de vestir, no seu  bom gosto, segurança e harmonia geral de sua boa aparência.

Vendedores de sucesso sentem orgulho da profissão, orgulho de si mesmos, orgulho da empresa que escolheu para trabalhar e orgulho por realizar um bom trabalho todos os dias.

A profissão de vendedor exige disposição física e energia, pois deverão permanecer em pé e muitas vezes se movimentando pela loja com o cliente. Para aumentar estes atributos, é necessário manter uma vida saudável, o sono adequado, alimentação sadia e a prática regular de esportes.

Bons vendedores devem irradiar confiança. Na medida em que conseguem melhorar suas habilidades e automaticamente conseguem melhorar a confiança em si mesmos. A confiança cresce com o sucesso no trabalho.

Não basta fechar negócios, é preciso ser ético, vender com consciência, atender às necessidades reais dos clientes. Caráter é a carteira de identidade do vendedor.

Ambição e persistência é a vontade de vencer na vida, de ter sucesso, de poder desfrutar de um bom carro, uma casa confortável, objetivos de vida reais e tangíveis.

Motivação é um desejo intenso de realização. É acreditar em si mesmo e nas suas possibilidades. Ou você acredita na sua profissão, no seu produto, na sua empresa, no seu próprio potencial, ou procura outro emprego.

Poder de persuasão é a capacidade de articulação e convencimento. Argumentos sólidos que demonstram conhecimento sobre o produto ou serviço apresentado, que conduzirão rumo ao fechamento do negócio. A condução deve ser firme, segura, estimulando o diálogo e fechando o negócio.

Ouvir e falar bem são essenciais para o bom vendedor. Fluência verbal não é um dom de nascença. Todo profissional pode exercitar sua fluência verbal, lendo clássicos diante do espelho, ouvindo e gravando a própria voz, ou buscando escolas especializadas. Um ritmo adequado de voz, associado a uma atitude acolhedora, sorriso espontâneo, desejo honesto de servir ao próximo, tudo aliado a gostar de gente constitui o que chamamos de simpatia. Para alguns é natural, para outros, mais difícil, para vendedores é indispensável.

Um dos pontos básicos da comunicação é colocar-se no lugar do ouvinte. Fale a língua do seu cliente. Seja claro. A preparação prévia da venda pode melhorar muito a clareza da exposição.

Entusiasmo e gosto pela vida, prazer da luta na perseguição dos objetivos, o calor humano, a vontade de ser feliz,  de conseguir as coisas, significa estar centrado, não permitir invasões da sua intimidade, não invadir a intimidade alheia, ser politicamente correto sem exageros. Não abusar de gírias, não deslumbrar com determinados ambientes e não gabar de seus próprios feitos.

Ser um vendedor de sucesso significa ser leal a você e a seus princípios, ser leal para com quem paga o seu salário, mantendo a sua independência para sugerir mudanças nos processos, produtos e serviços de modo a que possam sempre e a cada dia atender melhor o cliente. Sempre!

Aparecida de Fátima Oliveira

Mestranda em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, Formada em Administração e Economia pela PUC/MG. Possui Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais também pela PUC/MG e  com MBA em Administração de Projetos pela UNB.

Atua como Consultora Organizacional e Instrutora de Treinamento

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