Prospecção de Mercado, o próximo passo – Segmentação – Onde vender e para quem?

No primeiro artigo sobre este tema, entendemos o conceito do que é prospecção de mercado antes de partir direto para as ações de vendas.

O próximo passo é entender como funciona na prática o processo de prospecção de novos clientes de forma eficiente e eficaz, alcançando resultados de alta performance. Para tanto, vamos entender a importância da segmentação de mercado para saber onde focar suas ações de vendas e para quem.

Primeiramente é necessário definir onde vender e para quem vender. Pergunte-se: Em qual país, Estado, Cidade e bairro quero atuar? Quem é o meu público alvo?

Geralmente as empresas querem vender para todo mundo e acabam não vendendo para ninguém, porque não tem foco, não tem estratégia para atrair e manter fidelizado todos os públicos ao mesmo tempo.

Para saber quem é seu público alvo, é preciso ter claro qual seu posicionamento de mercado, ou seja, como quer ser visto, percebido, desejado, qual a imagem e mensagem quer passar para o seu consumidor, e qual perfil de consumidor seu produto ou serviço abrange. Se você sabe para quem quer vender, já é um grande passo para o sucesso de seu negócio.

Para que você consiga atingir o seu público alvo com mais assertividade, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender mais sobre para quem focará seus esforços de vendas, definindo primeiramente as regiões que deseja abranger e pesquisar sobre a cultura local (valores, crenças, hábitos, tradições, etc.), sobre os concorrentes diretos e indiretos, sobre os dados demográficos (sexo, idade, renda, educação, etc.), sobre os dados psicográficos (estilo de vida, hábitos, atividades, opiniões, interesses, etc.); enfim, é preciso conhecer profundamente a região e o perfil do consumidor para quem você deseja  focar seus esforços de vendas, buscando  segmentar suas ações e estratégias de marketing e vendas.

Se você está perdido, ou não sabe por onde começar a segmentar o seu mercado, fazer um plano de negócios é uma ótima opção como ferramenta para pesquisa e aprofundamento do conhecimento do seu negócio e de seu público alvo.

Fique “Pensando Sobre”, os aspectos aqui abordados e em breve nos falamos.

Thayane Fidelis de Aquino

Consultora de Marketing e Vendas

Sócia-gerente da ASA- Estratégias de Marketing e Vendas.

thayane@asaestrategias.com.br

 

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